O deputado estadual Amilton Filho (MDB) protocolizou requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), para que a Frente Parlamentar pela Qualidade da Energia Elétrica (FPQE) seja prorrogada. A Frente, coordenada por Amilton, tem por objetivo promover debates, desenvolver políticas e propor medidas que visam garantir o fornecimento de energia elétrica de qualidade, constante e confiável a todos os consumidores goianos atendidos pela concessionária Equatorial Energia.
Amilton justifica que a prorrogação vai permitir que a FPQE siga acompanhando de perto questões relevantes relativas ao setor elétrico, que nos últimos anos apresentou falhas no fornecimento, com a suspensão da transmissão de energia, ocorrência de black-outs e apagões e interrupção de fornecimento, em especial às indústrias e à propriedades rurais, o que causou severos prejuízos à economia do Estado, sem contar transtornos ao comércio e ao consumidor residencial.
A FPQE foi instituída por meio de decreto administrativo em 2 de março de 2023 e já promoveu várias discussões públicas para debater a questão o fornecimento de energia pela concessionária. “Nosso trabalho tem sido muito profícuo e precisa continuar ao longo de 2024, pois somos os interlocutores entre o setor produtivo, a população e a Equatorial e vamos continuar discutindo e cobrando o abastecimento de energia elétrica de qualidade, ininterrupta e constante em Goiás todos os dias da semana e todos os dias do mês”, afirma Amilton Filho.